12 novembro 2017

Cuidados com a pele do meu rosto

Esse post é muito pedido por pessoas próximas de mim. Eu cuido muito da minha pele, principalmente do meu rosto, gosto de deixar a minha pele macia, saudável, sem manchas, cravos e etc. Como algumas pessoas me pedem dicas com certa frequência decidi fazer um post com tudo que eu uso e como uso, assim quando alguém me perguntar de novo eu só indico esse post hahaha Confira:

1. Descobrir o seu tipo de pele
Antes de fazer qualquer passo que eu vou mostrar  aqui e usar qualquer produto que eu vou indicar, é necessário saber o seu tipo de pele, porque como a minha pele é mista e se a sua for outro tipo, pode ser que as dicas que eu vou dar abaixo não funcione na sua pele. 

Neste site aqui mostra como descobrir seu tipo de pele: entretenimento.r7 
Porém:
DÊ PREFERÊNCIA VÁ À UM DERMATOLOGISTA!

2. Sobre a minha pele
A minha pele é mista, em alguns locais é um pouco mais oleosa e em outras áreas é mais  ressecada, PORÉM como eu moro em um local muito quente (Alô Cuiabá), costumo suar com muita frequência e  consequentemente minha pele fica mais oleosa do que se eu morasse em uma região que fizesse menos calor, então uso as vezes produto para pele oleosa devido esse problema.

Nunca tive problemas com acne, e como cuida bastante dificilmente tenho espinhas e cravos (Só quando eu menstruo, que agora é de 6 em 6 meses porque é quando eu dou pausa com o anticoncepcional). Normalmente só tenho aquelas "espinhas" de excesso de oleosidade, sabe? Que forma quando você deixa o rosto oleoso por muito tempo, mas logo elas saram e dificilmente inflamam (Só se você não cuidar ou cutucar até machucar/mão suja).


Esses produtos da imagem são os que eu uso para limpar a pele no dia-a-dia, um demaquilante para retirar a maquiagem e o tônico adstringente, os dois eu uso esse lenço que eu comprei em uma loja de cosméticos. 

3. Frequência que eu lavo o rosto
Por morar em um local quente, eu sempre estou com muito calor e suando muito, principalmente no buço, onde é o primeiro local que começo a suar na face. Eu não tenho momentos certos para lavar meu rosto, basicamente funciona assim: Senti que está muito oleoso, eu lavo. Simples assim.

Quando eu estou com maquiagem, eu tento ir secando o suar com batidinhas com alguma toalha, mas normalmente quando eu uso o prime antes da make (quase sempre), eu não soou muito. 

4. Para evitar manchas: Esfoliação, hidratante e protetor solar.
As manchas normalmente são decorrentes de sol ou espinhas que agrediram a nossa pele. Para retirar as manchas, eu esfolio com qualquer esfoliante próprio para o rosto, depois hidrato o rosto ou com água termal ou com hidratante próprio para o rosto também e finalizo com protetor solar, que uso diariamente.

A esfoliação, eu faço de 15 em 15 dias. Caso você não tenha nenhum produto próprio para esfoliar a pele do rosto, você pode usar: água+açúcar+mel ou sabonete liquido+açúcar ou sabonete liquido+aveia. Qualquer uma dessas três opções são validas, eu costumava usar açúcar e sabonete liquido para esfoliar. Ah, lembrando que o açúcar deve ser cristal, que é do tipo mais grosso, pois se for do fininho não haverá a ação do atrito na pele, porque o açúcar refinado dissolve na água mais rápido.
Uso o esfoliante para qualquer parte do corpo porque o meu próprio para rosto acabou - o hidratante protetor solar eu passo esse da boticário porque é 2 em 1 e facilita a vida.

5. Argila verde e preta
Argila são excelentes para limpar as impurezas da pele, tem ação adstringente, clareia a pele, ajuda na circulação, melhorar a elasticidade da sua pele e etc. São muitos benefícios! Eu utilizo a argila com um pouquinho de água - até ficar uma pasta. A argila rende muito! Então recomendo usar somente uma colher de sopa rasa de argila...já a medida da água até hoje eu não certinho a quantidade, então faça igual eu faço: vai adicionando gotas, quando você perceber que está com textura de uma pasta é porque já está ótima para passar.

Eu uso a argila de 15 em 15 dias e vou variando entre a preta e a verde. 
 
A argila preta ta nessa vasilha porque eu ganhei de uma amiga, mas as duas você acha em qualquer loja de produtos naturais ou nesse site aqui.

6. Como eu faço a limpeza de pele
Essa eu faço somente 1 vez por mês, até porque ficar cutucando a pele com frequência não é nada bom. Para fazer a limpeza de pele eu uso: sabonete de limpeza profunda para pele, água com gás, água quente e uma luva. 

Passo a Passo: Eu primeiro limpo a minha pele com o sabonete de limpeza profunda, depois de limpar eu coloco a água com gás em uma bacia, de maneira que, dê para colocar todo o seu rosto dentro da água - fico assim por uns 10 minutos (vai variando a posição). Depois com um algodão, vou molhando meu rosto com água quente e até eu sentir que minha pele está aquecida - a água com gás e a água quente ajuda a abrir os poros e facilita a retirada dos cravos. Por ultimo venho com uma luva esterilizada (coloca em água fervente caso tenha duvida se está estéril ou não) e vou retirando os cravos - é bom que você não tenha unhas grandes para não machucar a pele. 

Tem pessoas que ao invés de usar a luva, usa gases ou algodão - eu particularmente não gosto muito de usar esses dois, mas você pode tentar e ver qual é o melhor para você.

Após a limpeza, eu lavo de novo com o sabonete de limpeza profunda e onde ficou vermelho, eu passo gelo para ajudar a fechar os poros/desinchar/sumir o vermelhidão. Se ficou algum machucadinho, eu passo babosa em cima para ajudar na cicatrização. Para finalizar eu hidrato a pele com um produto especifico para o rosto e passo protetor.
Foto após a limpeza de pele, foi mal pela péssima qualidade.
7. Babosa
A babosa é ótima para inúmeras coisas e na área da beleza também tem seus benefícios. Eu uso ela porque ela ajuda a cicatrizar machucas/espinhas, é antirrugas, hidratante natural e ótima para queimaduras pois ajuda tanto na cicatrização quanto a clarear.

Existe vários produtos de babosa, mas aqui em casa a gente usa a própria folha da planta. Eu retiro os espinhos, e a parte de cima da babosa (a casca), após descascar um dos lados - eu passo a parte branca pela pele (a gosma transparente) e deixo secar. As vezes eu até durmo com ela na pele e lavo somente no outro dia, mas caso você não queira dormir com ela, deixe agir por uns 30 minutos e retire depois. Eu faço a babosa normalmente no mesmo dia que eu faço a limpeza de pele ou um dia depois - fica ao seu critério.

OBS: Para ajudar com odor, é bacana cortar as folhas que você vai utilizar no mês (eu utilizo umas 3) e deixar em algum local por um dia, quando você for usar perceberá que não terá mais o odor! 
Basicamente essa é a minha rotina: Limpeza de pele a cada 1 mês + babosa um dia após a limpeza (Ou na hora caso fique algum machucado), argila verde/preta a cada 15 dias e esfoliação a cada 15 dias (Normalmente esfolio a pele antes de passar a argila verde).

De restante é só lavar o rosto com frequência, passar adstringente após limpar a make do rosto com o demaquilante e usar protetor solar com hidratante todos os dias independente se é luz solar ou luz artificial!

Abaixo mais algumas dicas (A maioria todo mundo sabe, mas é realmente importante):
- Beber muita água é importante para a beleza da pele.
- Usar protetor solar diariamente, mesmo quando a pele está exposta somente a luz artificial.
- Não tome banho de sol: sol envelhece e só pelo fato da sua pele escurecer já é um indicio de agressão, não recomendo o banho de sol. 
- Coma e durma bem: não existe dica melhor que essa para melhorar a saúde da sua pele! Principalmente para quem sofre com olheiras. 

Como eu não tenho muitas olheiras (só quando eu fico acordada de madrugada ou tenho insônia), não faço nada para tratar, mas utilizar uma rodela de pepino super ajuda para quem sofre com olheiras, porém não adianta utilizar pepinos por um ano diariamente, mas não dormir bem - as olheiras vão continuar lá. Caso seja um problema genético, consulte um dermatologista. 

Essas foram as minhas dicas, espero que vocês tenham gostado, caso queiram recomendar algum produto ou algumas dica nova, é só deixar um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.